LUZ NATURAL NA PRÁTICA DO FILME DE DANÇA
Curso com Daniela Alvares Beskow.
Instagram: @danielaalvaresbeskow
Vimeo: vimeo.com/danielaalvaresbeskow
Inscrições: 24 de junho a 14 de julho no email: dab@inventati.org
Valor: Escolha o valor que você pode pagar dentro da faixa de preço:
valor mínimo R$50,00 (cinquenta reais) e valor máximo R$500,00 (quinhentos reais).
Pagamento até o dia 15 de julho à vista ou pagamento em duas parcelas: 15 de julho e 15 de agosto.
Total de 06 dias e 12 horas de curso, durante os finais de semana.
Datas:
17 e 18 de julho 14h as 16h
24 e 25 de julho 14h as 16h
31 de julho 14h as 16h
07 de agosto 14h as 16h
Objetivo
Desenvolver reflexões sobre luz natural na prática do filme de dança e aplicá-las nas prática.
Sinopse
Encontros para criar, analisar e praticar a relação entre luz natural e filme de dança. O curso é composto de aulas expositivas, exercícios em aula e fora de aula, análises e debates de obras de filmes de dança e breves criações.
Duração
12 horas distribuídas em 6 encontros de 2 horas cada, com exercícios a serem realizados fora dos horários dos encontros.
Público alvo
– Artistas que tenham interesse em desenvolver a linguagem de filme de dança
– Artistas que já trabalham com filme de dança/videodança
Número de participantes: 20
Local: Zoom
Acompanhe o compartilhamento de materiais para inspirar o curso em: @danielaalvaresbeskow
CRONOGRAMA
(Para cronograma completo, enviar um email para dab@inventati.org)
Aula 1:
– Conversa sobre perspectiva espacial, ângulo e plano de câmera. Exibição e análise de obras audiovisuais e de fotografia para exemplificar os conceitos.
– Conversa sobre luz natural e ciclo do sol.
– Tarefa 1
Aula 2:
– Conversa sobre fotografia e filmagem de dança. Exibição e análise de filmes, filmes de dança e de fotografia para enriquecer a reflexão.
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 1. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Exercício em aula 1
– Tarefa 2
Aula 3:
– Conversa sobre luz natural em filmes de dança. Exibição de filmes de dança para enriquecer a reflexão.
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 2. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Exercício em aula 2
– Tarefa 3
– Tarefa 4
Aula 4:
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 3. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 4. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Exercício em aula 3
– Tarefa 5
Aula 5:
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 5. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Tarefa 6
– Tarefa 7
– Tarefa 8
Aula 6:
– Exibição e análise dos vídeos resultantes da tarefa 6. Debate coletivo sobre os vídeos.
– Compartilhamento dos textos resultantes da tarefa 7 através de leituras em voz alta e debate coletivo.
– Conversa sobre os projetos e planejamentos resultantes da tarefa 8.
Metodologia
A metodologia é uma combinação de aula expositiva, debate, realização de exercícios durante a aula e fora da aula, edição de breves vídeos fora da aula e debate coletivo e análise sobre as obras das/os participantes.
As obras audiovisuais exibidas são referentes a vários linguagens do audiovisual e não apenas aos filmes de dança, de forma a ampliar o repertório das participantes.
Filmografia inicial (a filmografia completa será enviada por email aos participantes até o dia 15 de julho):
> Tema da fotografia:
1- Filme Gabbeh (1996) de Mohsen Makhmalbaf.
2- Fotografia de Alice Martins “Muddy river meets turquoise sea on a stormy day” de 2020
3- Fotografia de Anna Rossi de 01 de setembro de 2020
4- Fotografia de Andrea Blackwolf
5- Fotografia de Cristiane Mattos “Atlético e América – Campeonato Mineiro 2020” de
02 de agosto de 2020.
> Tema da luz natural. Obras exclusivamente de filmes de dança
7- “Scalamare”. Dança: Sabine Kupferberg e Peter Jolesch Ideia original e corografia: Jiri Kylián.
8- “Tarannà” de Gus&Lo
9- “DIH Breath” de Daša Grgič
10- “AMMA” de Julie Gaultier
11- “Painted” Dorosay e Duncan Mcdowall
12- “Sol” Filme de dança em andamento de Daniela Alvares Beskow
13- “Janela temporária à luz das sombras” de Rubiane Maia
14- “Sombra” de Gustavo Lopez
15- “O que escorre das janelas” de Duna Dias e Socorro Dias
> Tema da fotografia. Obras de filme de dança
16- Faith Fall de Jose Perez Gonzales
17- Another me in the world de Yiming Fan
18- Fahmi Alqhai X Carmen Muñoz de Adrian Cores
19- Plaga de Paula Dreyer
20- See Sea Recuerdo del Agua de Clara Pozas Gil
21- Observations de Davide Belotti
> Tema da câmera:
22- Plano conjunto. Filme Gosto de Cereja (1997) do diretor iraniano Abbas Kiarostami
23- Câmera parada. Registros do início do audiovisual. China 1910
24- Câmera parada. Registro do início do audiovisual.Rio de janeiro 1909
25- Plano de duração curta. Trecho do filme Corra, Lola, Corra (1998) do diretor alemão Tom Tykwer. Minuto 00m13s até 00m37s
26- Plano de duração longa. Filme “Os homens de sal do Tibet” da diretora alemã Ulrike Koch
27- Câmera plongeé. Filme de dança. Dance Floor. Coreografia e dança: Danae McWatt