Investigação do movimento e criação em dança
Metodologia de treino e pesquisa em dança e artes cênicas
Índice:
1. Sobre + links
2. Extraindo movimento
3. Algumas das noções desenvolvidas
4. Horas e versões do curso
1. Sobre
A metodologia de Investigação do Movimento e Criação em Dança é desenvolvida pela bailarina
Daniela Alvares Beskow desde 2002. É um método de pesquisa, treinamento, desenvolvimento e
criação do movimento voltado para as Artes da Cena, com foco na dança, e também para o
aprofundamento da consciência do movimento no cotidiano, podendo ser desenvolvida em grupos
de artistas e de não-artistas. O método se baseia no estudo da motricidade do corpo através de sua
relação com a ação de percepção de si e do outro. Alguns de seus fundamentos estão no estudo do
silêncio, da respiração e da relação do corpo com o chão, com o ar e com o outro.
São influências para este trabalho o contato com várias áreas do conhecimento e também o contato
com profissionais das artes cênicas.
São seis os pilares que sustentam esta Metodologia:
1 – A observação da movimentação dos felinos;
2 – O aprendizado com as Artes Marciais Chinesas Internas, com foco na relação com o chão e
centro do corpo;
3 – O desenvolvimento da ação da respiração;
4 – A prática e estudo da música; + infos aqui
5 – A prática e estudo da fotografia;
6 – A prática e estudo da palavra escrita;
Por fim, a Teoria Geral dos Sistemas contribui com o pensamento em rede, conectando os
elementos.
Cada pilar pesquisado fornece extratos que são pensados a partir do movimento e da criação cênica,
como descrito abaixo. Alguns dos profissionais, grupos e práticas que influenciaram este trabalho
ao longo de seu processo: em Campinas, Adilson Nascimento e o Grupo de Estudos em Dança
(GEDAN); professores do Centro de Artes Marciais Chinesas (CEAMC) com a prática das Artes
Marciais Internas Tai Chi Chuan e Pa Kuá; práticas musicais, como o canto, piano, bateria e
djeridoo; cursos com artistas do Lume Teatro, Confraria da Dança e Zecora Ura Theatre, este
também no Rio de Janeiro; em São Paulo, professores e artistas da PUCSP, como Neide Neves,
Zélia Monteiro, Toshi Tanaka, Vera Sala e Jorge Vieira de Albuquerque.
Links:
– Demonstração técnica:
– Sobre a Metodologia de Pesquisa do Movimento e Criação em Dança:
2. Os pilares em detalhe: extraindo movimento
Movimentação dos felinos.
A partir da observação dos movimentos realizados pelos felinos, mais especificamente os gatos,
interpreta-se e gera-se noções de movimento. Então inicia-se processo de desenvolvimento dessas
noções, dessa vez no corpo humano. As principais noções geradas a partir dessa observação, são:
silêncio, atenção, prontidão, rapidez, aplicação da força, flexibilidade, impulso, precisão. O termo “Estado do Gato” é utilizado para se referir ao corpo que desenvolve as noções apresentadas, de forma relacional.
Artes Marciais Chinesas Internas.
As Artes Marciais Chinesas Internas tem como um de seus focos o movimento isométrico. Nesse sentido, o elemento da força entendida como resultado do próprio peso leva à pesquisa da relação do corpo com o chão e com o ar. A partir deste estudo surgem três qualidades de relação com o chão: empurrar, apertar e soltar. Outros elementos deste Arte contribuem para a pesquisa criativa do
movimento: multidimensionalidade do corpo; equilíbrio; concentração; relação do centro com as extremidades.
Respiração.
A ação da respiração é involuntária, porém, controlável. Músculos abdominais e capacidade
pulmonar promovem atenção ao centro do corpo, gerando impulso, concentração, sincronia com o
movimento e potencialização da força. Da pesquisa com a respiração são gerados mais elementos: sons da respiração; voz; palavra cantada e palavra falada. O ar que está ao redor é o mesmo que passa por dentro do corpo, se transforma e retorna ao entorno, conectando as pessoas e ampliando as noções de espaço.
Música. +infos aqui
Alguns conceitos da Teoria Musical são interpretados no corpo, como: ritmo, velocidade, tempo, pausa, compasso (unidade criativa), estrutura e melodia. O contato da artista com os instrumentos piano, bateria e djeridoo contribuíram para o desenvolvimento destas noções musicais.
Fotografia.
A área da fotografia contribui para a pesquisa sobre dramaturgia cênica e relação do corpo com o espaço. Luz e sombra são seus elementos principais, além dos conceitos de perspectiva, enquadramento e relação entre elementos em um mesmo espaço, pensados através do corpo e do movimento.
Palavra escrita.
O prática da escrita e a pesquisa sobre a palavra fornecem alguns elementos para a pesquisa do movimento: construção de uma ideia; interpretação; tradução, síntese. Pensados corporalmente, estes elementos originam movimentos.
A partir destes pilares foram desenvolvidos exercícios que visam desenvolver as habilidades motoras do corpo e conduzi-lo à um estado de criação, ampliando a percepção tanto do entorno como de si próprio, através de contexto um imersivo. As aulas/treinos são conduzidos através da perspectiva do laboratório de criação, ou seja, após o
contato com os exercícios, há sempre um exercício final, ou mesmo entre-exercícios, de elaboração livre a partir dos conteúdos aprendidos. Dessa forma visa-se o desenvolvimento da autonomia, elemento base da criação. As aulas para não-artistas focam no tema da consciência corporal, enquanto que as aulas para
artistas visam a criação de pequenas cenas.
3. Algumas das noções desenvolvidas a partir dos seis pilares
A pesquisa do movimento é conduzida através de seus vários elementos em detalhe: precisão, contraste, quebra, continuidade, pausa, relação, todo, partes, elaboração, discurso, sequência, tema, ritmo,velocidade, escuta, encadeamento, prontidão, isometria, força, impulso,
multidimensionalidade, duração, imagem, composição, tradução, expressão, tempo, atenção e força a partir do relaxamento, impulso a partir da concentração, o corpo como tempo, o corpo como espaço, relação com o outro a partir do ar ao redor, direção a partir da relação com o chão e com o ar, relação do movimento com o inspirar e o expirar (respiração), duração do movimento a partir da
duração da respiração, composição da palavra do corpo no ar, o corpo do espaço e o espaço do corpo, entre outros.
4. Possibilidades de realização do curso
Versão mini: 30 horas
Versão síntese: 60 horas
Versão completa: 120 horas
> Aulas avulsas de no mínimo duas horas para artistas.
> Aulas avulsas de no mínimo uma hora e meia para público em geral.
Confira as aulas em detalhes: