Daniela Alvares Beskow é também escritora. Seu trabalho na área pode ser conferido em:
A artista oferece o debate sobre artes cênicas e feminismo, a partir das ideias apresentadas no livreto “Dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos”, que pode ser acessado gratuitamente AQUI
Duração do debate: de uma a duas horas, com fala inicial, apresentação de imagens e participação do público.
O primeiro ensaio discorre sobre dois conceitos: “dramaturgia cênica feminista” e “análise situada de espetáculos”. Ambos foram elaborados pela autora em sua dissertação de mestrado “O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”, concluída na UNESP em 2017, sob a orientação da Profa. Dra. Lúcia Regina Vieira Romano. Os conceitos são resultado da análise de 42 peças de teatro, dança e performance apresentadas na cidade de São Paulo nos anos de 2015 e 2016, pensados a partir de ideias e práticas feministas e de movimentos de mulheres ao longo da história. O panorama de violência contra as mulheres no Brasil também serviu de base para a estruturação de tais conceitos, que aqui se apresentam a partir da relação com quatro ideias: feminismo, violência, política e complexidade. Escrito em setembro de 2018.
O segundo texto, um ensaio curto, aborda a questão dos regimes de dominação e possíveis relações com as artes cênicas. Escrito em novembro de 2018.