A pesquisa sobre a relação entre som e movimento/música e dança é um dos pilares da Metodologia de Investigação do Movimento e Criação em Dança, desenvolvida por Daniela Alvares Beskow desde 2002. O elemento sonoro é pensado enquanto elemento teórico, conceitual, prático e relacional. As influências para esta pesquisa se encontram na trajetória artística e de vida de de Daniela Alvares Beskow.
Em 1991, aos 08 anos iniciou aulas de Iniciação Musical, Teoria Musical, Piano e Canto/coral. Foram aproximadamente 08 anos de aulas e desde então, as práticas seguem até os dias de hoje. Atualmente Daniela também toca bamburidoo e um pouco de bateria.
Entre 2000 e 2014 Daniela realizou programas de rádio-arte na rádio livre estudantil da Unicamp, tendo a oportunidade de desenvolver o elemento sonoro através da locução, colagem sonora e recitação de textos, poesia e rádio-novela, além de promover debates com convidadas/os.
Na pesquisa de investigação do movimento, Daniela trabalhou com músicos e musicistas ao vivo, realizando treinos de investigação da relação entre som e movimento: Alexandre Lemos (percussão) em 2007, Erick Nunes (guitarra) em 2007 e 2010 e Catarina Schimitt Rossi (violino) em 2019.
Além da relação do som com o movimento, Daniela também trabalha a estrutura teórica da música traduzida em elementos de movimento, tais como os conceitos de duração, pausa, intensidade, concomitância/simultaneidade, contraponto, andamento, composição, silêncio e outros.
Confira alguns registros deste trabalho:
Relação entre som e música, elementos da simultaneidade e causalidade, através da composição, com destaque para notas de duração curta e a pontuação destas através de movimentos precisos.
Gymnopedie n.3 de Erick Satie primeira versão, 2020.
Gymnopedie n.3 de Erick Satie segunda versão, 2020.
Quinta Sinfonia de Beethoven, 2018.
Dança das fadas açucaradas de Tchaikovsky, 2018.
A estrutura teórica da música traduzida em elementos de movimento se encontra em todas as obras de Daniela. Abaixo, destaque sobre o elementos da pausa, do silêncios e da duração longa em alguns de seus solos:
Espetáculo Poesia sobre o Peso. Metáforas sobre a Vida e a Morte. Aqui a duração longa das notas é encontrada na duração longa e lenta dos movimentos, nas pausas e olhares prolongados. O silêncio é percebido de forma sonora através do constrastes com o som das folhas no espaço vazio e também de forma visual através do escuro, da meia luz. Destaque paraos minutos 02m17s até 04m50s.
Relação entre som e movimento através da ideia de paisagem sonora. Neste videodança não há pontuação de notas, mas, um contínuo entre som e movimento:
Relação da criação cênica com o som do rádio, no espetáculo “Meia hora. Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres”: