2021
Junho e julho: inscrições
Março
Mostra Resultado da Residência Festinaçu. A atividade integra a programação do Festival Festinaçu – Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim, sediado em Rondônia. Este ano o evento conta com o apoio da Lei Aldir Blanc. #leialdirblanc
Fevereiro
Divulgação de prêmio recebido em dezembro de 2020:
Janeiro
“Gravidade, métrica e pêndulo”, curta de dança premiado pelo edital Funarte RespirArte está disponível entre 11 de janeiro de 2021 até 11 de janeiro de 2022. Confira:
2020
Dezembro
Daniela foi premiada com o o edital de Campinas-SP: “Prêmio nº 01/2020 – Trajetória Cultural – MODULO I – ARTE E CULTURA INDIVIDUAL, que tem por objeto a seleção e premiação de agentes culturais, sendo eles coletivos, pessoas físicas ou jurídicas, com e sem fins lucrativos, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Município de Campinas por meio de iniciativas de resgate, defesa, proteção, reconhecimento, fortalecimento e promoção dos direitos culturais, da tradição e da diversidade cultural e da cultura popular.”
Em breve um material audiovisual para informar a trajetória profissional premiada de Daniela Alvares Beskow estará disponível, acompanhe!
05 de dezembro
Novembro
08 de novembro
Lançamento de “Ao público”. ma reflexão em forma de filmagem de dança sobre a potencialidade dos teatros de arena ao ar livre de Campinas e o contraste com o abandono desses espaços pelo poder público. Espaços públicos e arquiteturas tão maravilhosas e que precisam de atenção e também gestão que proporcione trabalho para as/os artistas e arte e cultura ao PÚBLICO. Vídeo na próxima publicação, acompanhe.
Com Lollan’zzel e Kit Menezes.
Imagens captadas em 2019, vídeo finalizado em 2020.
Confira o video completo em:
02 de novembro
Inaguração de falas e troca de ideias no canal do Youtube Daniela Lab. Daniela Alvares Beskow apresenta ideias sobre trabalho e artes cênicas Acompanhe os próximos videos!
Outubro
Exibição de “Re-aprendendo a voar” – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – no perfil La Facha No facebook!
Setembro
Exibição de “Re-aprendendo a voar” – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – no International Dance Film Festival Brussels, que ocorre em Bruxelas – Bélgica, de 01 a 03 de outubro. O tema da nona edição do festival é “A difícil arte de filmar a dança”. Confira a programação completa em: idff.be
Desde a finalização do curta em agosto de 2019, a obra já percorreu vários países, marcando presença em festivais de cinema e de cinema voltado para a dança: Brasil, México, Estados Unidos, Itália, China e agora, Bélgica.
Agosto
30 de agosto
Exibição de “Re-aprendendo a voar” – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – na III Feira de Arte Lésbica do Extremo Sul. A partir das 15h, junto à 26 artistas. Mais informações aqui.
21 de agosto
Exibição de “Re-aprendendo a voar” – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – na cidade Taipei, na China.
15 de agosto
Entrevista com Daniela Alvares Beskow “Mulheres e as artes cênicas”. Realização Rede Lilith
https://www.instagram.com/p/CD3wB-MH7xE/
https://www.instagram.com/p/CD2fJSdnuOI/
Julho e agosto
Re-aprendendo a voar – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – participa do Mobile Dance Film Festival, online até 25 de agosto!
Junho
22 de junho
O curto filme de dança “Re-aprendendo a voar” de Daniela Alvares Beskow, foi premiado como o Melhor Video de Dança Experimental no Indie For You Festival! E também está dentro da lista do top 10 mais assistidos durante o festival =D Acesse o festival nas redes para ficar por dentro das divulgações, procure no Instagram e Facebook: Movie Screen Pro e Indie For You Festival.
Re-aprendendo a voar
Concepção e direção: Daniela Alvares Beskow
Trilha sonora: LOLLA’NZZEL
Edição, roteiro, coreografia, direçãod e fotografia e dramaturgia cênica: Daniela Alvares Beskow
Sugestões: LOLLA’NZZEL e Kit Menezes
Campinas-SP. Brasil
2019
Seleções em festivais:
- Mostra UM’s & Outros, Brasil. 2019
- Cine Tornado Festival, Brasil. 2019
- Cine Danza Festival, Itália. 2019
- Donde pongo el ojo pongo la danza – Festival Baillar Apantalla, Mexico. 2019
- IMARP, Brasil. 2019
- Indie For You Film Festival, Estados Unidos. 2020
14 de junho
Lançamento do trailer do curto filme de dança “Impressões”, realizado por Daniela Alvares Beskow, Diana Solari Brandolín e Márcia Müller. Confira:
De 12 a 21 de junho, Festival Indie For You. Re-aprendendo a voar – curta de dança dirigido e dançado por Daniela Alvares Beskow – está na programação, acompanhe!
01 de junho
Lançamento do trailer do videodança “Aqui e sempre. Uma viagem na quarentena”. Confira:
Março
07 de março 15h na Rede Lilith. Rua Anhanguera, 74. São Paulo
2019
Dezembro
04 de dezembro
Lançamento do video-registro do Encontro-Laboratório de Videodança.
03 de dezembro
Exibição de “Além da tela” no Primeiro Festival de Videodança Vertical de Campinas. Início às 19h com abertura, 19h30 mostra+breve apresentação das obras, debate. É no MIS Campinas!
Novembro
22 de novembro
Lançamento do videodança de Daniela Alvares Beskow, “Memória”. Confira a obra na íntegra:
Memória
Direção: Daniela Alvares Beskow
Concepção, roteiro, cenário, gravações, filmagem, treino, coreografia, dança, fotografia, edição: Daniela Alvares Beskow
Música: Lulu is the cat i like best
Novembro de 2019
Campinas-SP-Brasil
18 de novembro
O videodança “Re-aprendendo a voar”, com concepção, direção, filmagem, coreografia, direção de fotografia, edição, dança e dramaturgia cênica e dança de Daniela Alvares Beskow e sonoplastia de LOLLA’NZELL, está na IMARP: Mostra Internaciomal de Dança Imagens em Movimento. 18 a 23 de novembro de 2019 em Ribeirão Preto-SP, acompanhe a programação em: https://www.facebook.com/imarp2019
Outubro
>> “Re-aprendendo a voar” participa do concurso Prêmio do Público no Festival Bailar Apantalla no México! Confira as 21 obras selecionadas e vote no video de sua preferência até 26 de outubro. O ícone no canto superior direito apresenta o índice. “Re-aprendendo a voar” é o numero 18:
https://www.youtube.com/watch?v=aQrDbICOoWo&list=PLTPBvh8L2uAb-e50vpbUpC9iR8Lq7HmXo&index=19
O videodança “Re-aprendendo a voar”, com concepção, direção, filmagem, coreografia, direção de fotografia, edição, dança e dramaturgia cênica e dança de Daniela Alvares Beskow e sonoplastia de LOLLA’NZELL, está na Mostra de Videodança Donde Pongo el Ojo Pongo la Danza!
27 de outubro: O videodança “Re-aprendendo a voar”, com concepção, direção, filmagem, coreografia, direção de fotografia, edição, dança e dramaturgia cênica e dança de Daniela Alvares Beskow e sonoplastia de LOLLA’NZELL, será exibido no Cine Tornado, em Curitiba – Paraná, no dia 26 de outubro.será exibido no Cine Danza Festival, em Modena na Itália.
Programação completa do festival: https://dramateatro.it/cinedanza
26 de outubro: O videodança “Re-aprendendo a voar”, com concepção, direção, filmagem, coreografia, direção de fotografia, edição, dança e dramaturgia cênica e dança de Daniela Alvares Beskow e sonoplastia de LOLLA’NZELL, será exibido no Cine Tornado, em Curitiba – Paraná, no dia 26 de outubro.
Confira a programação completa do evento: https://cinetornadofestival.wixsite.com/cinema/2019
24 – 26 de outubro: Daniela participa da Mostra online de videodança CultDance, que ocorre na plataforma do Instagram: @mostracultdance, com a obra “Além de Tela”. Siga o perfil e acompanhe as produções direto do seu celular!
12 e 13 de outubro: Encontro-Laboratório de Videodança, coordenado por Daniela Alvares Beskow e Fernanda Noboa. Local: CIS Guanabara, Campinas-SP.
11 de outubro: Os videodanças “Além da Tela” e “Re-aprendendo a voar” estão na programação da XIII Mostra UM’s & Outros em Curitiba.Serviço: XIII Mostra UM’s & Outros. Local: TELAB. Rua dos Funcionários, 1756. Cabral. Curitiba-PR. Data: 10-17 de outubro. Gratuito
07 de outubro: Lançamento do trailer do videodança “Além da tela”. Confira!
Além da tela
Duração: 3m53s. Ano de produção: 2019
Sinopse
Celulares são muito úteis e facilitam nossa vida. Mas será que não estamos olhando tempo demais para a telinha? Nossas vidas não cabem em uma tela de celular, somos muito mais. Além da tela é um convite à desligarmos os celulares e olharmos para o mundo à nossa volta.
Ficha técnica
Direção, coreografia, dramaturgia cênica, fotografia, dança, edição, captação de som e trilha sonora audio “pássaros”: Daniela Alvares Beskow. Trilha sonora música “Lullabye”: Density & Time
26 de agosto: Lançamento do trailer do videodança “Re-aprendendo a voar”, confira:
agosto: A partir de agosto Daniela Alvares Beskow comemora 17 anos de trabalho com a dança e as artes cênicas. Nos próximos meses publicará materiais sobre MÉTODO nesta área. Acompanhe as publicações nos endereços:
www.facebook.com/Tumulto-Produções-Artísticas
Instagram: @danielaalvaresbeskow
julho:
16 de julho: lançamento do texto “Reflexões Introdutórias ao Videodança”, de Daniela Alvares Beskow e Fernanda Noboa. Acesse o pdf aqui: http://www.palavraemeia.com/publicacoes/reflexoes-introdutorias-sobre-videodanca/
junho: dia 26 Daniela participa do debate “A mulher na música instrume ntal” apresentando algumas ideias sobre mulheres artistas e o mundo do trabalho. Venham!
Junho: 3 videodanças de Daniela Alvares Beskow estão presentes na Mostra Curta Audiovisual 2019 de Campinas. A sessão será no Sesc Campinas. Confira:
Abril: Daniela compartilha suas experiências no Encontro Caju Cultura sobre mulheres trabalhadoras da cultura. Campinas-SP.
Março: Daniela é uma das coordenadoras do primeiro Encontro-Laboratório de Videodança, promovido pelo Projeto Camdança!
Fevereiro: cursos, lançamento de “Dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos” e espetáculo no Fevereiro na Dança. Campinas-SP:
Cursos em fevereiro:
- Ofereço dois cursos no Fevereiro na Dança 2019 em Campinas -SP DETALHES ABAIXO
- E também: ofereço um treino na Temporada Camdança, voltada para bailarinas/os. Informações e inscrições: http://www.camdanca.com/convocatorias/temporada-de-compartilhamentos-de-metodologias-de-treino-em-danca/
- Lanço o livreto “Dramaturgia cênica feminista e análise de espetáculos” 23/02 no CIS Guanabara, na programação do Fevereiro da Dança:http://www.camdanca.com/fevereiro-na-danca/fevereiro-na-danca-programacao/
- Estou fechando uma data para oferecer o módulo “respiração” da introdução à Metodologia de Investigação do Movimento e Criação em Dança” para início de fereveiro em Campinas. Interessadas/os, entrem em contato: dab@inventati.org
Movimento e Música/Teoria Musical: possibilidades de criação com Daniela A. Beskow
Data: 08,09,10/02 14h-17h
Local: Espaço Quintal
Público alvo: artistas da dança, teatro, performance, circo.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Valor: de 10 a 100 reais por dia (a pessoa escolhe o quanto pagar dentro dessa faixa)
Vagas: 8 pessoas por dia
possibilidade de realização das 3 aulas ou aulas avulsas
Inscrições: dab@inventati.org ou 19.9.8250-3554 (whatsapp)
Sinopse:
Traduzir a música e a teoria musical através do movimento. Duração, intensidade, velocidade/andamento, ritmo, pausa, silêncio, simultaneidade/acordes, sequência/melodia, composição, relação. Um convite para pensar as estruturas conceituais da música através do corpo.
VIDEO SOBRE O CURSO: https://vimeo.com/313686982
DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: https://vimeo.com/188063212
MAIS INFORMAÇÕES: https://www.danielaalvaresbeskow.com/?page_id=1375
Respiração e movimento: o corpo como ar com Daniela A. Beskow
Data: 16/02 14h-17h
Local: Vento Espaço Cultural
Público alvo: todas as pessoas interessadas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Valor: de 10 a 100 reais (a pessoa escolhe o quanto pagar dentro dessa faixa)
Vagas: 25
Inscrições: dab@inventati.org ou 19.9.8250-3554 (whatsapp)
Sinopse:
Investigar a relação da respiração com o movimento através da criação em
dança e pesquisa do movimento: inspirar, expirar, perceber o ar ao
redor, buscar sincronia entre movimento e respiração. O ar que eu respiro é o mesmo que o outro respira. Tal constatação amplia a perspectiva sobre o espaço e sobre as relações. Um convite para perceber a passagem de ar pelo corpo e os movimentos involuntarios e voluntarios daí resultantes.
VIDEO SOBRE O CURSO: https://vimeo.com/179283621
DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: https://vimeo.com/188063212
MAIS INFORMAÇÕES: https://www.danielaalvaresbeskow.com/?page_id=1375
ENDEREÇOS
Espaço Quintal. Rua Francisco Bogon, 320. Bairro Guará, Distrito de Barão Geraldo. Campinas – SP.
Como chegar do terminal de onibus de Barão Geraldo: ônibus Guará, Bosque das Palmeiras e Village. Após a curva da rua principal do Guará (rua do mercado), vira a primeira à direita. Descer no primeiro ponto após a
curva. >> Conheça: Insta: @espacoquintal Face:
https://www.facebook.com/EspacoQuintal/
Vento Espaço Cultural. Avenida Romeu Tortima, 165, Sobreloja. Distrito de Barão Geraldo. Campinas SP Telefone 19 98127-1713
Como chegar do terminal de onibus de Barão Geraldo: bem próximo ao terminal e ao balão do Supermercado Dalben. Aprox. cinco minutos de caminhada do terminal.
Conheça: Insta: @ventoespaco Face: https://www.facebook.com/ventoespaco/
http://www.camdanca.com/fevereiro-na-danca/enderecos-e-informacoes-sobre-os-espacos/
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://www.camdanca.com/fevereiro-na-danca/fevereiro-na-danca-programacao/
ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS:https://www.facebook.com/Projeto-Camdança
Todas as alunas/os dos cursos do Fevereiro na Dança ganharão um cupom de
desconto para consumo na Pizzaria Macunaíma, aproveite!
Sobre Daniela Alvares Beskow:
Daniela Alvares Beskow é bailarina, investigadora do movimento, professora/orientadora de processos criativos, fotógrafa, escritora e produtora. Mestre em Artes Cênicas (UNESP 2017), bacharel em Comunicação das Artes do Corpo (PUCSP 2013), licenciada em Ciências Sociais (UNICAMP 2007) e bacharel em Ciências Políticas (UNICAMP 2006). Desenvolve a Metodologia de Criação em Dança e Pesquisa do movimento desde 2002. Apresentou mais de 20 solos em caráter de apresentação única. Fazem parte de seu repertório, dois solos, que concebeu, coreografou, dirigiu e compôs a dramaturgia cênica e parte da trilha sonora: “Poesia sobre o peso. Metáforas sobre a vida e a morte” e “Meia hora. Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres”. No mestrado lançou dois conceitos: dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos. Pesquisa a relação do movimento e da dança com as seguintes áreas: fotografia, música/teoria musical, palavra escrita. Os eixos de seus trabalho estão na pesquisa sobre: o silêncio, a respiração, o peso e a força, a relação do corpo com o chão e com o ar. Dedica-se à criação de videos dança e também à escrita de dramaturgias, tanto para a dança quanto para o teatro. Prêmios: MINC -Intercâmbio e Difusão Cultural; PROAC FESTIVAIS. Bolsas: Fapesp e Capes. Co-coordenadora do Projeto Camdança e co-realizadora do Fevereiro na Dança.
2018
- 24 de novembro. Workshop “Dança e Criação. Módulo Respiração e Movimento: o corpo como ar. Local: VENTO Espaço Cultural. Av. Dr. Romeu Tórtima, 165 – Sobre Loja – Jardim Santa Genebra II ( Distrito de Barão Geraldo) CEP: 13084791 Campinas. Horário: 14h-17h. Investimento: R$ 50,00 Inscrições: dab@inventati.org ou 19.9.8250-3554 (Whatsapp) + infos: Sobre o curso, video: https://vimeo.com/179283621 – Demonstração tecnica: https://vimeo.com/188063212
– Outubro-novembro aos sábados em Campinas
Curso e Vivência Corporal “Mulheres Ampliando Espaços”. Sábados de outubro e novembro, início 06/10. Datas: 06, 13, 20, 27/10 e 10 e 17/11. Horário: 14h-17h. Local: Espaço Quintal. Guará, Distrito de Barão Geraldo. Inscrições: dab@inventati.org. Público: jovens mulheres e adultas a partir de 16 anos. Valor por dia: pague de acordo com sua renda. Valor mínimo: R$10,00. Valor máximo: R$100,00.
Infos: no face: Tumulto Produções Artísticas no insta: espacoquintalbarao.
Detalhes do curso aqui
– Setembro-novembro aos domingos em São Paulo
Curso e Vivência Corporal “Mulheres Ampliando Espaços” – Sesc Santana, São Paulo – SP. 9 domingos, 16h-18h. início de 02 de setembro.
Detalhes sobre o curso aqui
– Março
Meia Hora. um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres abrirá a mostra do Dia Internacional do Teatro do Oprimido em Campinas!
2017
Outubro:
“Meia Hora” estará na Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/ UNESP 2017 2 Edição Internacional!
Programação: 03-06/2017
UNESP-SP
Instituto de Artes
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – São Paulo – SP
EM BREVE + DETALHES
Agosto:
Estreia Meia Hora!
O mais novo trabalho da bailarina e escritora Daniela Alvares Beskow inaugura também sua primeira escrita para a cena. Não é uma dramaturgia tradicional, com a existência de personagens e artistas que falam o texto presencialmente. O texto é um roteiro para dois programas de rádio, Meia Hora e Notícias do Brasil e é interpretado por 5 pessoas – duas jornalistas, duas convidadas e a própria autora. A ficção se passa em dois anos: 2028 e 2017 e convida a espectadora/o a refletir sobre a violência contra as mulheres. Os programas de rádio são a trilha sonora do espetáculo, ouvidos por público e artista, em uma experiência sonoro-imagética.
Sinopse:
Uma mulher ouve as notícias do rádio. É 2028 e não há mais violência contra as mulheres no Brasil. Os homens pararam de violentar! As mulheres vitimizadas por estupro, assassinato, aborto precarizado, objetificação e violência visual, violência psicológica e abuso emocional, violência estética e simbólica, violências verbais e humilhações, violência obstétrica, menores salários, triplas jornadas, assédio no local de trabalho, nos transportes, nas ruas. Mulheres vitimizadas por todas as formas de misoginia, não existem mais. As mulheres não são mais anônimas, sem rosto, sem nome. Não são mais estatística.
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – Rua Regente Feijó, 859. Centro, Campinas.Horário: 19h. Programação completa da VII Mostra Seda
http://midialivrevaijao.art.br/programacao-seda-campinas-sp/
Ficha Técnica:
Concepção, execução e texto: Daniela Alvares Beskow
Trilha sonora: Ana Carolina Haddad, Agnes Luzia, Julia Kumpera, Geisa Marques e Daniela Alvares Beskow
Edição da trilha sonora, cartazes e teaser: Tumulto Produções Artísticas
Fotografia: Alek Lima
Duração: 35 min.
Faixa etária: 14 anos
Teaser:
Fotos Alek Lima
Fevereiro:
2016
Em comemoração aos 15 anos de trabalho da artista Daniela Alvares Beskow teremos lançamento de cursos, videos, materiais e novidades!
infos: Como chegar no Casarão/Evento no Face/Videos da artista/Daniela também é escritora: Palavra e Meia/
Reflexões sobre o propósito do compartilhamento da Metodologia de Criaçao em Dança e Pesquisa do Movimento e reflexões sobre arte e cultura, no fim da página!
Infos: Aulas abertas e gratuitas de pesquisa do movimento
Convido os artistas das áreas da dança, teatro, performance, circo e afins ao compartilhamento da Metodologia de Criação em Dança e Pesquisa do Movimento, a qual a artista vem se dedicando a desenvolver nos últimos 15 anos.
Serão realizadas 3 aulas abertas:
19/11: Respiração e Movimento: possibilidades de criação 14h-17h30
26/11: Peso e Movimento: possibilidades de criação 13h-16h30
03/12: Extremidades e Centro: possibilidades de criação 14h-17h30
Centro Cultural Casarão; Barão Geraldo, Campinas-Sp. Rua: Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n Km 15 da Estrada da Rhodia
*22 vagas *inscrições dab@inventati.org ou na entrada no caso de vagas remanescentes
Objetivos: Compartilhar a metodologia de treino da artista e desenvolver brevemente os temas propostos com os participantes.
Público alvo: Artistas das áreas da dança, teatro, performance, circo e afins; e pessoas com experiência em práticas corporais e interessados em pesquisar o movimento de forma cênica, criativa e artística. Segue demonstração técnica com o conteúdo das aulas:
: divulgações: www.facebook.com/Tumulto-Produções-Artísticas
Respiração e Movimento: Possibilidades de Criação
.Descoberta da possibilidade de encher e esvaziar as regiões do abdomen, costelas e peito no ato de respirar. Tronco, circunferência. .Sincronia do movimento de uma a várias partes do corpo com a inspiração
. Sincronia do movimento de uma a várias partes do corpo com a expiração
. Relação da respiração com movimentos de várias partes do corpo para a mesma direção
. Relação da respiração com movimentos de várias partes do corpo para direções diferentes
. Relação da respiração profunda com a velocidade e intensidade do movimento
. Parceria da respiração para impulsos e pequenos saltos
. Desenvolvimento da percepção do ar ao redor que entra e sai do corpo, compartilhado com o ambiente e com os outros ao redor
. Som da respiração como parceiro do movimento
. Respiração intensa e profunda para limpar e aquecer o corpo
. Respiração calma e profunda para tranquilizar
Peso e Movimento: Possibilidades de Criação
.Relaxar e suar para contrair sem tensão. . .Contração e movimentos isotônicos
. Empurrar o chão com os pés e com todas as partes do corpo, nos níveis baixo, médio e alto
. Afundar no chão com os pés e com todas as partes do corpo, nos níveis baixo, médio e alto
. Relação do centro do corpo com empurrar e afundar o chão
. Empurrar o ar com o centro do corpo, extremidades e todas as partes do corpo
. Relação em baixo-em cima
. Saltos e impulsos
. Concentração de força e energia no centro do corpo e relação com as extremidades
. Relação do solo com o ar a partr do eixo-coluna .Desenvolver possibilidades a partir desses processos
Extremidades e Centro: Possibilidades de Criação
O curso de extremidades e centro visa trabalhar as extremidades do corpo: mãos, pés e rosto, através da seguinte pesquisa:
-Relação das extremidades com o centro do corpo, buscando a raiz e a consistência do movimento
-Possibilidades de movimentos das mãos: dedos, punho, costas e palma das mãos; pés: dedos, peito sola dos pés, tornozelo, calcanhar, pisadas; rosto: articulação dos músculos do rosto
-Relação de mãos, pés e rosto com o chão o com o ar: tocar, empurrar, amassar/pisar, deslizar.
-Caminho entre centro e extremidades: músculos, ossos, articulações, tendões.
– Criação de formas, figuras e estados corporais através da exploração das possibilidades de movimento da extremidades através da relação com o centro do corpo
.Desenvolver possibilidades a partir desses processos
Reflexões sobre compartilhamento de pesquisa, arte e cultura
O objetivo das aulas abertas é o compartilhamento de técnicas de trabalho entre artistas e interessados. Atualmente vivemos em um momento que coloca cada vez mais a necessidade de trabalharmos em coletivo, nos fortalecermos, compartilharmos saberes e ações. Diversos ataques tem sido realizados contra várias áreas profissionais e direitos sociais nos últimos meses. A área das artes tem um histórico de desvalorização por parte dos poderes públicos não apenas no Brasil, mas, em muitos outros países. Tem havido avanços na última década, mas, que vem sido ameaçados atualmente. Nesse sentido, gostaria não apenas de comemorar os 15 anos de minha trajetória enquanto profissional das artes, mas, também, de colocar à disposição o conhecimento que venho desenvolvendo e ampliar a conexão entre os profissionais da áreas e interessados em conhecer a aprender. Venho oferecendo aulas práticas na área da dança e artes cênicas desde 2005 e nesse momento lanço o novo conjunto de aulas, elaborados em novo formato. O objetivo é lançar as aulas agora em novembro e dezembro e continuar oferecendo-as em outros espaços em função das vendas do curso.
Um dos formatos de ocupação do espaço do Centro Cultural Casarão se dá através de trocas. As aulas abertas são resultado de trocas com o espaço, pensadas a partir da relação da sociedade civil com os espaços públicos.
No momento me coloco esperançosa em relação à organização da sociedade civil e poder público no sentido de que se fortaleçam as ações de valorização da arte e da cultura, valorizando e fortalecendo contextos de remuneração dos profissionais das artes e também de reconhecimento e apoio às práticas culturais da cada cidade, bairro, região.
Historicamente a área profissional das artes sempre encontrou muitos obstáculos no sentido de ser reconhecida na sociedade como um trabalho, uma profissão. As artes nasceram junto à manifestações populares, tendo posteriormente se ramificado em pessoas que a começaram a pratica-la como sustento, a partir de habilidades profissionais. Nesse sentido arte e o que se denomina como “cultura” nas políticas públicas e no entendimento geral, se confundem. Cultura é tudo, são todas as práticas, costumes e contextos que promovemos individualmente e coletivamente. Cultura é história, é economia, é política. Um dos entendimentos sobre cultura dizem respeito as práticas coletivas relacionadas à manutenção das tradições e reconhecimento de identidades locais através da difusão de significados positivos, seja através de encontros e rituais coletivos, seja através de práticas individuais. Nesse sentido, fazer parte de uma cultura é fazer parte de uma identidade, uma tradição que se relaciona com práticas do passado ressignificadas no presente.
A artes fazem parte da cultura. As práticas políticas fazem parte da cultura. Relações familiares fazem parte da cultura. Religião faz parte da cultura. E em cada povo e território essas práticas se dão de formas diferentes. Mesmo dentro de um mesmo povo, existem muitas diferenças entre práticas culturais regionais.
No início das civilizações não havia a noção de “profissional”, seja, nas artes, na política, na agricultura ou em qualquer outra atividade. As pessoas trabalhavam com o intuito de prover alimento e se proteger dos perigos e, para isso, agiam coletivamente. Em meio à subsistência sempre houveram práticas que propunham não apenas atividades utilitárias, mas, também, práticas de relação com o simbólico, com o espiritual, de ressignificação criativa da realidade. Essas práticas não apenas reforçavam os laços dentro das comunidades, mas, também, criavam espaço de transcendência da realidade material. Com o passar do tempo, com o aumento populacional e surgimento de centros urbanos, foi-se consolidando áreas de atuação do trabalho onde se inseriam pessoas com o conhecimento específico daquela área. As sociedades passaram a estar centradas não apenas na agricultura, mas, surgiam novos campos de trabalho e foi surgindo a noção de “profissional” de cada área.
No meio disso tudo, como resultado dos campos de desenvolvimento das práticas simbólicas, criativas e também festivas em conjunção com as áreas de trabalho, foi se delineando o profissional das artes. Por todo esse contexto histórico, muitas vezes o profissional das artes não é enxergado como tal. Muitas pessoas enxergam o trabalho das artes como lazer e fruição. Se, por um lado, existem atividades artísticas que servem como lazer para o público, quem está produzindo esse lazer são profissionais, que trabalham com isso. Assim como o garçom que proporciona atendimento e lazer no restaurante e é remunerado para isso, assim é também o artista. No entanto, a infraestrutura profissional para as artes é muito precária. A maioria dos empregos não tem carteira assinada. O artista vive de projetos temporários e venda de aulas e espetáculos. Não há segurança financeira na maioria dos trabalhos com arte. Esse contexto de desvalorização se mantém por várias razões e uma dela é inclusive o pensamento que não vê a arte como trabalho, mas, apenas como lazer e fruição. Se por um lado observar um quadro em um museu pode ser uma fruição para o espectador, o artista que produziu aquele quadro, trabalhou para que aquela obra pudesse ser concretizada. Impossível produzir obras durante uma vida toda caso não haja remuneração para tal.
Infelizmente vemos uma realidade onde muitos artistas são obrigados a trabalhar em duas áreas: a área das artes e outra área que proporcione mais estabilidade financeira, para que possam inclusive manter seus trabalhos artísticos. Muitas vezes inclusive esse artista para de se dedicar à arte, simplesmente por falta de tempo e estrutura para trabalhar. Essa situação é lamentável, pois sufoca o potencial profissional de incontáveis pessoas – inclusive muitas com pesquisas e trabalhos consistentes e importantes – originando um contexto social com menos artistas e mais mantenedores dos sistema de exploração utilitarista, patriarcal, racista, misógino e homofóbico. Até porque a arte faz pensar, refletir, questionar e propor. Como na grande maioria das sociedades as pessoas vivem a partir de relações de dominação e os valores dominantes se mantém através do não questionamento de suas práticas, qualquer área que proponha reflexão e crítica sobre a realidade será sabotada.
Por todo esse contexto me coloco na ação e na esperança de que os artistas possam ser mais respeitados, principalmente pelo poder público, em suas profissões. Infraestruturas de trabalho são extremamente necessárias e urgentes para que o trabalho dos profissionais das artes possam permanecer e se desenvolver, contribuindo não apenas com a valorização dos profissionais da área, mas, também, com o desenvolvimento da cultura e das práticas que apontam para a ressignificação da realidade, através de práticas criativas, expressivas e simbólicas. Promovemos assim um mundo onde as potências coletivas possam ter vazão no cotidiano de todas as pessoas.
07/11 em São Paulo. Aula aberta, intensivo prático “Mulheres em Cena e o Contexto de Gênero: Poéticas Atorais Feministas na São Paulo de hoje”. Público alvo: artistas
Local: Teatro do Instituto de Artes da Unesp-Sp
Intensivo “Mulheres em Cena e o Contexto de Gênero: Poéticas Atorais Feministas na São Paulo de hoje”
Projeto de Extensão Laboratório de Pesquisas Atorais (Lapca). Coordenação: Profa. Dra. Lúcia Romano